quinta-feira, 17 de julho de 2014

Introdução à abordagem clínica







O trabalho de psicoterapia baseado na Psicologia Histórico Cultural é um assunto ainda pouco conhecido no Brasil. As ideias de Vigotski são mais comumente divulgadas na Educação, área que fez importantes apropriações de seus pensamentos. É comum que o autor seja visto mais como um teórico da Educação do que da Psicologia. Sabemos, entretanto, que o interesse de Vigotski foi o de construir uma teoria psicológica. Ele e seus colaboradores desenvolveram a Teoria Histórico Cultural da Psicologia, cujo ponto central é a gênese social do psiquismo humano, onde se discute o papel fundamental da cultura no desenvolvimento do homem e a educação formal como pilar que possibilita às novas gerações a apropriação da história cultural da humanidade.

Por ser uma teoria que dá ênfase às questões mais amplas referentes à sociedade e à cultura, ainda é comum na Psicologia a dúvida se Vigotski poderia basear intervenções em relação à subjetividade individual, como na prática clínica. Sim, as ideias do autor têm baseado estudos e práticas nessa área, e a ilustração acima de um trecho do livro Psicologia e Arte dá elementos para discutirmos essa questão: ao falar de social, Vigotski não deixou de estudar o homem individualmente, ao contrário, seu interesse de estudos era exatamente a compreensão da subjetividade em sua gênese social.

Assumir essa posição teórica é bastante desafiador por uma série de aspectos, entre eles, a pouca tradição da teoria no Brasil e a dificuldade de acesso às obras de Vigotski, principalmente seus estudos clínicos. Há ainda uma importante discussão teórica e ética acerca das críticas ao trabalho clínico individual.
Vemos um crescente interesse e esforço teórico/prático em torno desse trabalho no nosso país. Especificamente no Ceará, damos atualmente os primeiros passos no sentido de fortalecer esses estudos. A partir de um trabalho inicial realizado no curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará, vivemos agora o momento histórico da realização da I Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Histórico Cultural, sob coordenação da Prof. Dra. Ana Ignez Belém Lima Nunes.


Bibliografia complementar: DELARI JR., Achilles. O sujeito e a clínica na Psicologia Histórico Cultural: diretrizes iniciais. (2012). Disponível em: http://www.delari.net/clinica-ufms.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições